Powered By Blogger

sábado, 27 de agosto de 2016

Introdução a Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais dos seres humanos e dos animais.

Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicologo e pode ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo.

A psicologia explora conceitos como, percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, fenomenologia, motivação, funcionamento do cérebro humano, personalidade, comportamentos, relacionamentos interpessoais, etc.

A psicologia é responsável pela elaboração a aplicação dos testes psicológicos tais como: (atenção, memória, linguagem, inteligência, entre outros) 


A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo) É geralmente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais, isto é, estuda todos os atos e reações observáveis, mas também processos como os sentimentos, as emoções e as representações mentais que não podem ser observadas diretamente.
a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

Os testes psicológicos são elaborados para avaliar características que não podem ser observadas ou medicadas diretamente. 

Desde o tempo de Platão e Aristóteles, tem aparecido estudos e teorias sobre a mente humana, mas a Psicologia só foi considerada ciência no fim do século XIX, quando os estudiosos empregaram métodos de observação cuidadosos e sistemáticos. 

As principais teorias da Psicologia do século XX Behaviorismo Gestalt Psicanálise.Behaviorismo Nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento. Gestalt Tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século XIX, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.  Psicanálise Nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.
Sigmund Freud

Hoje, a Psicologia possui instrumentos próprios para obter dados da vida psíquica, como os testes psicológicos (de personalidade, de atenção, de inteligência, de interesses etc), as técnicas de entrevistas (individual ou grupal), as técnicas aprimoradas de observação e registro de dados do comportamento humano. 
 Os dados coletados, entrevistas, observações serão analisados e compreendidos a partir de modelos psicológicos. Com a coleta dos dados, o psicólogo pensará sua intervenção, que poderá ser uma terapia.  A enorme quantidade de perspectivas e de campos de pesquisa psicológicos corresponde à enorme complexidade do ser humano. O fato de diferentes escolas coexistirem e se completarem mutuamente demonstra que o homem pode e deve ser estudado, observado, compreendido sob diferentes aspectos.